A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 96 mil doses da vacina contra a gripe (influenza) enviadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição para os 142 municípios do estado terá início nesta terça-feira (25.3). Além desse lote, o Governo Federal anunciou a entrega de mais 244 mil doses nas próximas semanas, com previsões de novos envios futuramente.
A estratégia do Ministério da Saúde visa vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em Mato Grosso, a meta estabelecida é imunizar 1.427.428 pessoas contra a influenza em 2025.
A campanha de vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir complicações, internações e óbitos decorrentes do vírus influenza, além de ajudar a minimizar a sobrecarga nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a vacinação começará em 7 de abril e seguirá ao longo de todo o ano de 2025. A imunização faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é destinada a crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.
“Nesses meses em que há um aumento no número de casos, a procura pela vacinação tende a ser maior. Por isso, reforçamos a importância de que as pessoas se vacinem nesse período. Assim que recebemos novas remessas do Ministério da Saúde, fazemos a distribuição imediata aos municípios. Caso alguma cidade ainda tenha vacinas em estoque, a entrega de novas doses pode ser ajustada posteriormente”, explicou.
Fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe: trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população carcerária, funcionários do sistema carcerário e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
A orientação da SES-MT é que a vacinação ocorra tanto em postos fixos quanto volantes, para garantir o atendimento às populações que mais necessitam. Os municípios também devem disponibilizar a vacinação em instituições de longa permanência para idosos, centros de convivência de idosos, creches e escolas pré-escolares, entre outros locais.
O Ministério da Saúde propôs a realização do Dia D de mobilização nacional no dia 10 de maio de 2025, com o objetivo de incentivar a adesão à campanha de vacinação.
Share this content:
Publicar comentário