A agilidade da central de monitoramento do programa Vigia Mais MT impediu um furto na Escola Estadual Marlene Marques de Barros, no bairro Jardim Imperial, em Várzea Grande, na tarde deste domingo (4). Dois adolescentes foram flagrados pelas câmeras de segurança invadindo a instituição de ensino e foram detidos em menos de 30 minutos após o início da ação.
As imagens captadas às 14h47 mostram os dois menores com os rostos cobertos pulando o muro da escola. Um deles ainda tentou impedir a gravação ao lançar uma camiseta contra a câmera, mas sem sucesso. O sistema continuou registrando todos os movimentos da dupla.
Graças à rápida atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), uma viatura da Polícia Militar foi acionada imediatamente. Às 15h09, ou seja, apenas 22 minutos após a invasão, os policiais já estavam no local e apreenderam os adolescentes, de 14 e 15 anos, que foram encaminhados à Central de Flagrantes de Várzea Grande e entregues à Polícia Civil.
Monitoramento reforçado nas escolas
O sistema de videomonitoramento faz parte do programa Vigia Mais MT, que já disponibilizou 5,5 mil câmeras para unidades escolares em todo o estado, conforme destacou o secretário-adjunto de Integração Operacional (Saiop), tenente-coronel PM Fernando Augustinho.
Segundo ele, a parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Educação é fundamental para garantir mais segurança nas escolas. “Além de proteger o patrimônio, as câmeras ajudam a prevenir crimes e reforçar a sensação de segurança na comunidade escolar e em seu entorno”, afirmou o gestor.
A rápida resposta registrada neste domingo mostra a efetividade do monitoramento aliado à ação coordenada das forças de segurança, resultando na preservação de um espaço educacional e na proteção da comunidade.
Share this content:
Publicar comentário