A Secretaria Municipal de Obras de Cuiabá intensificou as atividades de limpeza de bueiros na cidade. Recentemente, uma equipa foi deslocada para a Avenida Tenente-Coronel Duarte (Prainha), no ranking com a Avenida Generoso Ponce. Os trabalhos, iniciados na quarta-feira (6), continuarão nos próximos dias, com a meta de limpar mais de 20 bueiros na região da Prainha e arredores.

O secretário de Obras e vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, destacou que as equipes estão empenhadas em ações preventivas para reduzir os impactos das chuvas, com a limpeza de bueiros realizada diariamente em diferentes pontos da capital.

A drenagem ao longo do Córrego da Prainha, que nasce no Bairro Consil e deságua no Rio Cuiabá, é apontada como um dos fatores que contribuem para os problemas de alagamento na área. Trata-se de um sistema antigo, com mais de quatro décadas, em estado avançado de extensões, e que em trechos alguns está bastante comprometido, com manilhas danificadas. “Estamos realizando uma ação paliativa, desobstruindo os bueiros que estão cheios de lixo”, explicou o secretário, lembrando que já foram feitas obras para substituir parte do manilhamento.

Embora a água acumulada não permaneça represada por muito tempo, o sistema atual não é suficiente para drenar todo o volume das chuvas, o que gera alagamentos. Assim que a chuva para, a água escoa, mas, para resolver definitivamente o problema, seria necessário substituir todo o sistema de drenagem.

Outro ponto essencial é a conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos. De acordo com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), são retiradas cerca de seis toneladas de lixo diariamente na região central de Cuiabá.

“Evitar o descarte de papéis, garrafas PET, latinhas, sacolas e outros resíduos nas ruas é fundamental para manter a cidade limpa e os bueiros desobstruídos. O lixo acumulado nas redes de drenagem durante o período seco acaba sendo levado para as vias com o aumento das águas nas chuvas. precisamos fortalecer essa situação com a conscientização dos cidadãos”, afirmou Stopa.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *