A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, na manhã desta terça-feira (25.3), a abertura do 1º Fórum dos Prefeitos pela Educação, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O evento, que segue até quarta-feira (26.3), conta com a participação de mais de 100 gestores municipais e seus secretários de Educação, que discutem estratégias para fortalecer as políticas educacionais e aprimorar o regime de colaboração entre Seduc e prefeituras de Mato Grosso.
O vice-governador Otaviano Pivetta recepcionou os prefeitos e ressaltou a importância do trabalho conjunto para avançar na qualidade da educação no Estado. Ele destacou que a rede pública já está próxima da universalização e que os resultados do IDEB indicam um caminho promissor. “Nosso desafio é encontrar estratégias para continuar melhorando a educação pública”, afirmou.
Durante a cerimônia de abertura, foram assinados três editais: o Programa Mais MT Muxirum, o Fundo Estadual de Apoio e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FMTE) e o Prêmio Prefeito (a) Alfabetizador, que reconhecerá anualmente os gestores que obtiverem os melhores índices na educação. Os critérios e premiação ainda serão definidos.
O secretário de Educação, Alan Porto, manifestou otimismo em relação ao avanço da educação no Estado. “Acredito que podemos atingir a primeira posição no ranking nacional. Nossos estudantes têm acesso a uma educação de qualidade, alimentação escolar adequada e infraestrutura apropriada. A participação de todos neste encontro é essencial para darmos continuidade aos avanços”, destacou.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, celebrou a aproximação entre a rede municipal e estadual de ensino. “Nosso planejamento municipal está focado em preparar as crianças para o ensino médio na rede estadual. Educar na idade certa é fundamental para garantir um percurso seguro até a universidade”, afirmou.
O presidente da Associação Bem-Comum e ex-prefeito de Sobral (CE), Veveu Arruda, foi um dos palestrantes do evento, abordando o Prêmio Prefeito (a) Alfabetizador e os programas Educar Pra Valer e Alfabetização em Regime de Colaboração. Entre os temas debatidos, destacam-se “O impacto do IDEB na arrecadação municipal” e “O que é uma criança alfabetizada?”.
O prefeito de Primavera do Leste e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, elogiou a criação da Secretaria-Adjunta de Regime de Colaboração (SARC) pela Seduc, ressaltando que a iniciativa fortalece o vínculo entre a secretaria e os prefeitos. “Acredito que teremos muito sucesso”, afirmou.
A abertura do fórum também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e dos deputados estaduais Nininho e Dr. João.
Share this content:
Publicar comentário