×

Hospital Municipal realiza semana dedicada à sustentabilidade e gestão ambiental

Loading

Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), abriu a terceira edição da Semana Interna de Saúde e Meio Ambiente (SISMA) no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC). A programação segue até esta sexta-feira (26) com atividades voltadas à educação ambiental, sustentabilidade e ao gerenciamento adequado dos resíduos produzidos nos serviços de saúde.

Organizada pelo Gerenciamento de Resíduos (GR) e pela Comissão Técnica de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (CTGRSS), a iniciativa foi criada em 2024 e busca conscientizar servidores, residentes, acadêmicos e parceiros sobre a importância da preservação ambiental e da adoção de boas práticas no ambiente hospitalar.

A abertura do evento contou com apresentação do Coral do Hospital Municipal e reuniu profissionais da saúde, gestores e convidados. Durante os três dias de programação, serão promovidas palestras, oficinas, apresentações culturais, feira de economia solidária, bazar solidário, show de talentos, distribuição de mudas de árvores, ações educativas junto à Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e a Caminhada da Sustentabilidade, que encerrará o evento.

O gerenciamento de resíduos da unidade é coordenado pela engenheira sanitarista Salma de Oliveira, com atuação da sanitarista Renata da Silva Leite Hellebrandt em projetos voltados à educação ambiental, monitoramento de indicadores e implantação de práticas sustentáveis.

Além do tratamento adequado de resíduos infectantes, químicos e perfurocortantes, o hospital ampliou iniciativas de reciclagem, reaproveitamento de materiais e educação permanente, fortalecendo a cultura ambiental entre profissionais e estudantes.

Em 2025, o programa registrou a destinação correta de 1.883 frascos vazios de aerossol, 460 frascos de perfume, 677 frascos de álcool, 59,7 quilos de tampinhas plásticas, 958,5 quilos de papel seco, 12 toneladas de papelão, 2.103 latas de alumínio e 600 litros de óleo de cozinha usado.

Entre janeiro e maio de 2026, foram encaminhados para reciclagem 296 frascos de aerossol, 231 frascos de perfume, 200 frascos de álcool, 61 quilos de tampinhas plásticas, 583,6 quilos de papel seco, cinco toneladas de papelão, 698 latas de alumínio e 200 litros de óleo de cozinha usado, demonstrando a continuidade das ações ambientais desenvolvidas pela unidade.

Atualmente, o Hospital Municipal recicla nove categorias de resíduos por meio de parcerias com cooperativas, instituições e programas ambientais, contribuindo para reduzir o descarte inadequado, fortalecer a economia circular e preservar o meio ambiente.

O trabalho desenvolvido também recebeu reconhecimento por meio do Selo Empresa Amiga do Catador, da conquista do primeiro lugar no Prêmio de Modernização no Serviço Público da Prefeitura de Cuiabá e de menções honrosas em eventos científicos voltados à saúde pública, sustentabilidade e gestão ambiental.

Share this content:

Compartilhe nas redes sociais

Publicar comentário