![]()
Caminhada no Parque Tia Nair reforça campanha de combate à violência contra a pessoa idosa em Cuiabá
Neste sábado (27.6), a Prefeitura de Cuiabá promoveu uma caminhada no Parque Tia Nair como parte da programação do Junho Violeta, campanha voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. A atividade reuniu participantes do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão.
A mobilização teve como objetivo ampliar o debate sobre os direitos da população idosa, além de incentivar a denúncia de casos de violência, fortalecendo a rede de proteção destinada a esse público.
A caminhada integra uma série de ações desenvolvidas durante o mês, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre diferentes formas de violência contra idosos, como agressões psicológicas, patrimoniais, físicas e casos de negligência. As atividades são realizadas em parceria com o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que a campanha busca informar os idosos sobre seus direitos e ampliar o conhecimento da população sobre a importância da denúncia.
“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.
Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique, promovendo momentos de integração e fortalecimento dos vínculos sociais entre os frequentadores do centro.
Segundo a gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, a escolha de um espaço público de grande circulação teve como finalidade dar maior visibilidade à campanha e conscientizar toda a sociedade sobre o respeito aos direitos da pessoa idosa.
“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, afirmou.
Frequentadora do centro há aproximadamente 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da ação ao lado das irmãs e destacou que as atividades oferecidas pelo CCI contribuíram para melhorar sua qualidade de vida, ampliar o convívio social e incentivar uma rotina mais ativa.
“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, relatou.
A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos, voltadas à promoção da qualidade de vida da população idosa.
Junho Violeta, Prefeitura de Cuiabá, pessoa idosa, violência contra idosos, Parque Tia Nair, CCI Aidê Pereira, Assistência Social, direitos humanos, conscientização, qualidade de vidaNeste sábado (27.6), a Prefeitura de Cuiabá promoveu uma caminhada no Parque Tia Nair como parte da programação do Junho Violeta, campanha voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. A atividade reuniu participantes do Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão.
A mobilização teve como objetivo ampliar o debate sobre os direitos da população idosa, além de incentivar a denúncia de casos de violência, fortalecendo a rede de proteção destinada a esse público.
A caminhada integra uma série de ações desenvolvidas durante o mês, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre diferentes formas de violência contra idosos, como agressões psicológicas, patrimoniais, físicas e casos de negligência. As atividades são realizadas em parceria com o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que a campanha busca informar os idosos sobre seus direitos e ampliar o conhecimento da população sobre a importância da denúncia.
“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.
Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique, promovendo momentos de integração e fortalecimento dos vínculos sociais entre os frequentadores do centro.
Segundo a gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, a escolha de um espaço público de grande circulação teve como finalidade dar maior visibilidade à campanha e conscientizar toda a sociedade sobre o respeito aos direitos da pessoa idosa.
“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, afirmou.
Frequentadora do centro há aproximadamente 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da ação ao lado das irmãs e destacou que as atividades oferecidas pelo CCI contribuíram para melhorar sua qualidade de vida, ampliar o convívio social e incentivar uma rotina mais ativa.
“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, relatou.
A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos, voltadas à promoção da qualidade de vida da população idosa.
Share this content:




Publicar comentário