![]()
Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, inicia a 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, evento que reúne usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir o futuro das políticas públicas do setor. A programação será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso.
As atividades terão início às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que terá como tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além da apresentação dos quatro eixos temáticos que irão orientar os debates durante o encontro.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido à partida da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, marcada para as 13h, a programação do primeiro dia será encerrada ao meio-dia. Com isso, a leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para a segunda-feira, foi transferida para terça-feira (30).
Ao longo dos dois dias de conferência, os participantes irão avaliar a situação da saúde pública em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede municipal e elaborar propostas que servirão de base para as diretrizes da Política Municipal de Saúde nos próximos anos.
Na terça-feira (30), os trabalhos começam às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde no município sob a ótica da gestão, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a avaliação do controle social, pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
A programação também prevê grupos de trabalho, plenária final, além da eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso. O encerramento do evento está previsto para as 18h.
Segundo Deisi Bocalon, a conferência representa um importante espaço democrático para fortalecer o diálogo entre a gestão pública e a população. A secretária destacou que as discussões permitem identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços oferecidos pelo SUS e construir soluções voltadas às necessidades da população cuiabana.
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes com consultas agendadas para esse período serão remanejados para o turno da manhã ou para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Share this content:




Publicar comentário